Monday, February 21, 2011

Desta vez em Português, acerca de Português

Dizem que os brasileiros e outros PALOP assassinam o Português. Ok... mas sinceramente acho que não deviamos levar a mal, porque eles não o fazem por mal. É a evolução fonética da língua... e nalguns casos estou convencido a ignorância aliada ao sentido de improvisação. Por exemplo, há alguns tempos atrás alguém queria referir-se a um natural da Polónia. Mas como não sabia como se chamava, nasceu o "Polones". Que para nós, é Polaco. Só pode ter sido assim... Aliás, se assim não foi, agradeço a quem saiba a origem da palavra que ma explique, estou sempre pronto a aprender e reconhecer os meus erros.

E não... "brasileiro" não é neste momento nem língua nem dialecto. Caipira, Nordestino, Carioca, Sertanejo são dialectos. Português do Brasil é uma variante.

O que eu digo é, dêm-lhes a "independência". Assumam que existe PT-PT e PT-PALOP ou PT-BR. Qualquer aplicação que se preze com opção multiligue apresenta essas duas "línguas" diferentes PT (PT) e PT (BR). Que tal acabarmos com acordos parvos que impõem regras a ambos com as quais ninguém concorda?

Nós mantinhamo-nos fiéis à nossa tradicional língua, e eles ficavam livres para "evoluir" a deles.


...mas...

..."tugas" a assassinar o Português também há muitos. Uma fonte enorme de exemplos deles são os anúncios OLX. Exemplo fornecido pelo "Glícido":
http://pontedesor.olx.pt/en/vendo-rover-coupe-metor-honda-1800-euros-neguciaveis-iid-162274050

Passo a citar:
"vendo rover coupe metor honda 1800 euros neguciaveis"

E continua:
"é o 1600 de celindrada
despurtivo"

Posto isto, e a foto do carro abaixo, são compreensíveis os comentários:
"Arrancava-te a asa e dava-te com ela nos cornos! Está aí um bonito serviço. Já agora, volta de novo à primária já que não sabes escrever."

"apenas por curiosidade, por quanto é que está a vender SÓ a tábua de passar a ferro? o resto do carro não me faz falta. "

"precisava do "spoiler" para estender a roupa. pode vendê-lo à parte? "


Muitos desses comentários são igualmente assassinos da língua de camões, mesmo que em menor medida:

"ho caralho aprende a escrever!!! fodeste essa traineira toda santo deus... a pintura parece que foi lambida por uma vaca... esse spoiler é um rebenta gafanhotos... as ponteiras devem ter sido marteladas com os cornos... so falta espetares ai um mata bacas pa te pertir a cremalheira duss "

Posto isto... não podemos criticar os outros por assassinar a nossa lígua, ou podemos???

No comments:

Post a Comment