Wednesday, November 6, 2013

A segurança do GPL





Num episódio recente de "Fifth Gear" (S23E07)o Jonny @carpervert Smith fez uma reportagem sobre o GPL e o porquê de não ter "vingado".

Claro que não se aventurou por águas perigosas (má regulação/legislação, fruto ou não do lobby do petróleo), ficou-se pelo "medo do gás". Mas explicou como ter um carro a GPL seguro, e provou que o são.

Obviamente que tem de ser uma conversão feita "em condições" numa oficina credenciada, o que estranhamente em Inglaterra não é obrigatório, e o carro/sistema tem de ser minimamente revisto e mantido como qualquer outro, e não ignorado.

Para provar que, na eventualidade remota de haver uma fuga, o GPL não é menos seguro que a gasolina numa consequente explosão, fez um teste "científico". Provocou uma fuga de gás, e incendiou-a. De seguida fez o mesmo com gasolina, literalmente no mesmo carro.

Vejam o vídeo:



Para que não fiquem dúvidas, a 1ª explosão foi o GPL. O carro ficou chamuscado mas ainda em condições de ser abusado novamente. A 2ª é a gasolina. 2 litros de gasolina.

No final ainda refere que os tanques de GPL não rebentam, deformam-se de forma controlada e prevista. Isto faz com que dificilmente expludam ou fiquem com fugas em caso de acidente, o que já não pode ser dito com a gasolina em tanques de plástico.

Ainda ficou por dizer muita coisa. Mas é uma ajuda para desmistificar o "perigo ambulante dos carros a gás".