Thursday, April 24, 2014

A nova Avenida Antunes Guimarães no Porto (update)

O projecto rodiviario da Av Dr Antunes Guimarães no Porto deve estar lindo no papel... as faxas simétricas, as zebras com diagonais suaves, deve ser o orgulho de algum(a?) arquitecta, quiça recém formado(a?) talvez o seu primeiro grande projecto. Só pode. Porque na prática não funciona.

O que funcionava era um design funcional, adaptado à relevância, importancia e tráfego das ruas com que se cruza, e tentar de alguma forma melhorar o trafego face ao que era antes das obras. Mas não... Vamos por partes:

Vindo da Av da Boavista já não há estas "duas" faixas (não marcadas) em frente à "Concha d'Ouro". Não, o separador deixou de ser o contínuo para passarmos a ter uma "zebra". Não percebo o que se ganha, mas até aqui... isto não é nada comparado com o resto.


A dita "zebra" alarga na diagonal e espreme a faxa de rodagem na zona da paragem do autocarro.



E isto acontece pelo menos 3 vezes na súbida. Fica assim bloqueada a circulação sempre um autocarro pare à nossa frente. E não se pode ultrapassar (nem aí, nem na Avenida toda). Tudo isto para quem desce e eventualmente queira virar aqui possa ter uma faixa...


Cruzamento com a Rua Cidade do Mindelo e depois com Vasco Valente:


Duas faixas quem sobe? Disparate! Agora a faixa aperta como referido para a direita, deixando a entrada para quem vem da esquerda livre:



Depois, novamente só uma faixa, para virar e seguir em frente, e uma quem desce:



Porque isto (4 faixas em vez de 2) não fazia sentido nenhum:


Muito melhor zebras esquerda e só uma faixa para cada lado...

Os disparates continuam avenida acima, grassa a faixa estrangulada com paragens de autocarro e impossibilidade de ultrapassar (imagino que vão mudar as paragens, mas não vi para onde).



Junto ao supermercado, cruzamento com Rua Dr Joaquim Costa e Lidador, porquê ter o que havia? Abaixo:


Não, vamos começar por estrangular o transito para só uma faixa à direita...
(mais uma vez em cima  paragem de autocarro)



...e dividir a da esquerda (usada com grande afluência para virar para a Rua do Lidador, na direcção da Circunvalação e rotunda AEP) com quem vem de frente...



...e deixá-la com espaço para apenas um carro quem sobe (um e meio, vá) e outro quem desce e vira para Dr Joaquim Costa.



Mas no papel as duas faixas novas simétricas devem ficar lindas...
(perdoem a crueza da imagem, foi feita no paint em 20s)

Na maior parte destes cruzamentos faziam-se com facilidade e "naturalmente" 3 ou 4 faixas de trânsito mesmo que só houvesse 2 (ou 3) pintadas, era aproveitada a largura da avenida para passar a par de quem vira, dos autocarros etc.

Um bom projecto partiria da observação do tráfego diário e tentaria fazer a adaptação do espaço existente ao mesmo, por forma a facilitá-lo. Não estrangulá-lo.

Este projecto não tem minimamente em conta as necessidades de circulação e o fluxo de trânsito de, para e dentro da via.

Mas no papel deve estar lindo!